Back to home
Em Relacionamento. Amor e Sexo

Mulher pode abrir mão da carreira para ficar em casa?

  • 1 de maio de 2017
  • Por Selma Arau
  • 0 Comentários
Mulher pode abrir mão da carreira para ficar em casa?

Soa estranha essa pergunta, principalmente depois de tantos desafios superados para que, enfim, pudéssemos trabalhar fora de casa e ter o próprio dinheiro.

Ainda mais diante da frase imperativa: “Lugar de mulher é onde ela quiser!”.

Sem contar os dedos apontados, quando das reclamações da dupla jornada de trabalho, que inclui casa, filhos, cozinha, depilação… “Quem mandou queimar soutiens?”

Ouço muitas mulheres dizerem que queriam ser gatas de sofá. Ah… Se tiver friozinho eu até penso nisso, mas quando eu abro a janela e vejo o sol lá fora, dá uma vontade de fazer monte de coisas. Mas isso sou eu!

É preciso cautela quando se trata de colocar no outro a responsabilidade de pagar as nossas contas e manter o padrão de vida. Questionar-se se isso trará liberdade ou se seria a entrada num círculo vicioso contra si mesma.

Recentemente ouvi duas histórias. Em uma, a moça recém-casada descobriu que nasceu para ser mãe, ficar em casa, cuidar de filhos… é tudo que precisa para ser feliz. Noutra, o casamento de quase dez anos acabou, ela estava desempregada. À época, pediu as contas do trabalho para ficar em casa. Tudo estava maravilhoso entre eles. Ele ganhava bem… Com o fim da relação, ele a mandou embora do apartamento onde moravam, pois a outra iria se mudar para lá.

Cada casal deve se sentir livre para escolher quem paga as contas e quem cuida da casa. Historicamente, a responsabilidade do homem em arcar sozinho com todas as despesas cobrava preço alto da mulher, além de que o trabalho doméstico não era valorizado. Criou-se a sentença, “ela só fica em casa!”

O machismo ainda predomina na nossa cultura, consciente ou inconscientemente. Para muitos, é difícil não manipular os outros quando eles precisam. A independência financeira ajuda a mulher a não aceitar tudo. Dá equilíbrio na relação e ela ainda se sentirá mais segura e realizada ao descobrir suas habilidades.

Quanto à moça recém-casada, realize o seu sonho e inclua mais um: o de fazer algo somente por você. Que lhe capacite se sustentar, caso algo dê errado. Ser mãe tem prazo de validade, pois nos tornamos amigos dos filhos depois que eles crescem. Caso não invista em um plano B, e rentável, terá que enfrentar a síndrome do ninho vazio.

Toda consequência acontece a partir de uma escolha. Pensar, como dizia a minha mãe ‘pra diante e pra trás’ ajuda a mulher a decidir a favor de si mesma. Em essência, estamos sempre abrindo mão de alguma coisa em nome de algo maior. Isso contribui para deixar de ser vítima das próprias decisões. Veja se realmente é um desejo ou algo ligado à ilusão de que tudo é para sempre e nada mudará. Caso seja, banque-o e aceite as consequências inimagináveis no momento.

Eu sugeriria a quem ama crianças, filhos e etc. a abrir uma creche.

Por Selma Arau, 1 de maio de 2017
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Muito prazer! Eu sou Selma Arau

Uma experiência traumática na infância poderia ser o motivo para que tudo desse errado em minha vida. Mas toda dor, sofrimento e quedas foram utilizados para a realização do meu sucesso, no amor, carreira, na vida. Através de meus livros, artigos e palestras, quero ajudar você a se transformar e descobrir qual é o segredo para conquistar o seu sucesso.

Saiba mais
Calendário de eventos
Chá de Lingerie
Chá de Lingerie
INSTAGRAM
Instagram API currently not available.
Siga-nos

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e receba nossas atualizações.
Instagram API currently not available.