fbpx
Postado por Selma Arau No comments

Como lidar com uma traição, você sabe? Cada pessoa reage a uma traição de uma maneira diferente. Enquanto alguns têm tolerância para a infidelidade e são capazes de perdoar, outros preferem romper definitivamente o relacionamento.

O perdão, em uma situação dessas, depende dos valores individuais das pessoas envolvidas, assim como o grau de afetividade entre o par. Mas, atenção: nada de sentir-se culpada pelo que aconteceu. O problema da relação não está somente em uma pessoa, e os motivos que levam alguém a trair são muitos e variam de indivíduo para indivíduo.

Para tentar superar esse trauma, se o casal acredita que ainda vale a pena tentar, temos algumas dicas. Acompanhe!

Como lidar com uma traição em 8 passos

Se você acha que pode dar uma nova chance ao relacionamento: 

1. Encare o problema de frente

O casal não deve fingir que está tudo bem. É preciso falar sobre o que aconteceu e resolver a situação. Pense que o que aconteceu vai ser algo que estará sempre entre o casal, enquanto o assunto estiver pendente.

Então a melhor solução é encarar logo: conversar e chegar à melhor solução para ambos e para que o relacionamento, se continuar, se mantenha saudável.

2. Deixe de lado os sentimentos negativos

Sentir raiva ou mágoa é completamente normal para quem foi traído. Mas é muito importante liberar essas emoções. Se quiser chorar, não evite. Expresse o que está sentindo, pois é necessário vivenciar a dor para que ela seja superada e, assim, dar lugar a uma nova etapa.

E nada de sentir culpa. Se o parceiro foi infiel, não significa que você não tem valor ou que não é amada.

3. Fale sem medo

Se quer resolver o problema, o assunto precisa ser discutido. A confiança foi quebrada. Pode ser restabelecida? Sim, mas para isso, ambos  devem estar dispostos a conversar, esclarecer o ocorrido e tentar resolver.

4. Cuidado com as fofocas

Quando a descoberta da traição torna-se pública, é bastante comum que opiniões de terceiros cheguem aos ouvidos do casal. No entanto, não se pode deixar que esses comentários interfiram nas decisões do casal. Imponha limites e mantenha-se firme nos acordos estabelecidos com o par.

Se você acha que não dá para perdoar e quer seguir em frente:

6. Pense em você

Em muitos casos, mesmo perdoando a traição é difícil manter a relação. O melhor a se fazer nesses casos é romper e cada um seguir seu caminho.

Continuar ou não com o relacionamento é uma escolha pessoal e deve ser pensada sem levar em consideração fatores externos, como a opinião dos outros ou o medo da solidão. Continuar um relacionamento só pela carência e receio de ficar solteiro, não é a solução. Não sofra por uma relação que não te faz feliz só por medo do desconhecido.

7. Não tenha medo de recomeçar

Pense em como você se sente, quanto tempo de relação, a forma que a traição foi feita, se você ainda se imagina ao lado daquela pessoa, e as possibilidades do futuro. Não existe somente uma pessoa capaz de te fazer feliz, não tenha medo de amar de novo.

8. Deixe o passado para trás

A chave para seguir em frente é se livrar de sentimentos ruins, culpa, raiva, ressentimento, arrependimentos, etc. Não pense mais em como poderia ter sido, mas em como será daqui pra frente. Seu futuro e sua felicidade estão em suas mãos.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe com as amigas!


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um Comentário

Sou escritora, com publicações na Europa, Colunista, Life Coach e Consultora de Relacionamento, Sexualidade, Carreira, Palestrante para empresas, universo feminino e casais. Sou ainda orientadora Sexual formada pelo Cesex – filiado a WAS (World Association Sexology), tenho Formação Internacional em Análise Bioenergética (in training).