fbpx
Postado por Selma Arau No comments

A disforia pós-sexo (às vezes chamada de depressão pós-sexo) é o sentimento de profunda tristeza ou agitação logo após o sexo, mesmo tendo uma noite romântica e agradável.

 

O sexo é uma experiência gostosa e divertida, mas para algumas pessoas todo o processo pode ser complicado. Enquanto ouvimos muito sobre os benefícios do pós-sexo que você pode sentir, há outro fenômeno pós-coito que é mais sombrio e difícil do que interessante…

A disforia pós-sexo, também conhecida como depressão pós-sexo, geralmente se manifesta como tristeza, ansiedade e desconforto – logo após o sexo ou até em duas horas depois.

Mas se você tem esses sentimentos ruins durante ou depois do sexo, saiba que você não está sozinho.

Tanto você que está vivenciando isso quanto seu parceiro pode achar estranho no início, mas é importante entender que é algo normal e que não há nada de errado com seu parceiro ou que ele precisa fazer algo. Aliás, a coisa mais reconfortante que ele poderia fazer, é aceitar a situação, ser compreensivo e tratá-lo com compaixão.

Com tantas pessoas sendo afetadas, o que exatamente causa isso? A verdade é que não existe uma resposta concreta, mas existem algumas possibilidades…

 

Disforia pós-sexo pode ser uma mudança hormonal

Embora não haja uma causa específica para a disforia pós-coito, a mudança hormonal pode estar relacionada.

Durante o sexo, temos níveis mais elevados de dopamina do que o normal e, para combater isso, o corpo libera o hormônio prolactina após a relação amorosa. A Universidade Tufts aponta em seu estudo que essa queda repentina de dopamina pode estar ligada com a “depressão” pós-sexo.

 

Questões sociais pode ser um problema

A triste verdade é que muitas pessoas não cresceram em ambientes abertos para o sexo e muitas delas foram ensinadas que o sexo é algo vergonhoso, que não deve ser discutido.

Se você foi criado em uma religião que trata o sexo como tabu ou se você mesmo criou o pensamento de que o sexo é “sujo”, isso pode influenciar – mesmo que você não acredite neles.

Uma vez que a excitação passe após a transa, você pode sentir vergonha. A liberdade que parecia ser boa no momento agora parece demais – como uma ressaca, a vergonha de estar nu, por exemplo, resulta que você se afaste do parceiro, sinta-se deprimido e triste.

Pode ser difícil contornar questões sociais em relação ao sexo, mas elas realmente influenciam.

 

Eventos traumáticos pode ser um problema

Se você passou por algum evento traumático ligado ao sexo, isso pode causar a disforia pós-sexo. Se você sofreu no passado, isso pode afetá-lo mesmo nos encontros saudáveis, pois pode ser que você ainda não chegou a um acordo com seus próprios sentimentos após o ocorrido.

Pensamentos sobre o incidente, quando misturados com a vergonha, criam uma severa barreira e tristeza. Se você estava sob efeito de álcool ou até mesmo sóbrio, se você foi abusado ou agredido, você pode deixar isso para trás – e lembre-se que isso nunca é culpa sua!

Você pode e deve obter a ajuda para superar esse trauma, e se livrar dos sentimentos ruins.

 

Enfim, não existe uma causa específica de disforia pós-sexo, mas é certo que há diversos fatores químicos e sociais diferentes que podem afetar a maneira como nos sentimentos após o sexo.

Se você passa por esse tipo de problema, procure ajuda profissional e, também, lembre-se que você não é o único que sofre com esse problema.


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um Comentário

Sou escritora, com publicações na Europa, Colunista, Life Coach e Consultora de Relacionamento, Sexualidade, Carreira, Palestrante para empresas, universo feminino e casais. Sou ainda orientadora Sexual formada pelo Cesex – filiado a WAS (World Association Sexology), tenho Formação Internacional em Análise Bioenergética (in training).