fbpx
Postado por Selma Arau No comments

Quais motivos podem te levar a precisar de terapia sexual, você sabe?

Sexo é vida e a sexualidade é um dos pilares de uma boa qualidade de vida. Sendo assim, qualquer tipo de problema relacionado a esse aspecto pode afetar a relação de casais no sexo, sejam casados, namorados, ficantes etc.

A solução nesses casos é procurar um terapeuta — esse profissional qualificado é que vai conversar, avaliar e auxiliar.

Mas quais os casos mais indicados e recomendados? Veja a seguir algumas situações que podem demandar tratamento.

Quando é preciso fazer terapia sexual?

Quando houver desconforto ou incômodo no sexo

Se for ocasional, não é preciso um acompanhamento de profissional, mas se for algo recorrente, é preciso tratar. Neste caso podemos encaixar falta de libido, relação sexual de forma mecânica, se a mulher não se sente bem quando o parceiro a toca, se perdeu o interesse no sexo ou se a química desapareceu.

Dificuldade para chegar ao orgasmo

Vários motivos podem causar este tipo de bloqueio: traumas, tabus, educação repressora, falta de educação sexual, falta de conhecimento do próprio corpo, dificuldade em se masturbar ou concepções erradas a respeito de sexualidade.

Disfunções sexuais

Disfunções sexuais afetam tanto homens quanto mulheres. Aqui, não há culpados, por isso um terapeuta pode trabalhar com os dois, intervir e ajudar em casos como ejaculação precoce, dispareunia (dor que a mulher sente durante a relação), vaginismo e outros problemas. O terapeuta avaliará as causas psicológicas e um ginecologista ou urologista diagnosticará questões físicas.

Questões cotidianas que afetam a qualidade da vida sexual

Esse talvez seja um dos problemas mais comuns entre casais: quando aspectos rotineiros interferem no entrosamento e busca do prazer na cama. Entre esses  fatores estão falta de dinheiro, contas a pagar, problemas com filhos ou profissionais, tarefas domésticas (que cansam)… Isso tudo pode, inclusive, gerar conflitos sérios entre o casal.

Muitos desses problemas trabalho em meus cursos. Você precisa saber que nem sempre quando o sexo se apaga no relacionamento é por falta de interesse no parceiro ou por falta de amor. Pode ser muitas outras coisas. Além disso, é bastante comum não dividir isso com o parceiro, e assim a situação só tende a piorar.

Como terapeuta atendo mulheres que nem sempre sabem sobre o que estão passando. Então as ajudo a se livrar de crenças limitantes (quando é esse o caso) ou a resolver outro problema, qualquer que seja. Todas merecem ter uma vida sexual plena, concorda?

Não deixe de acompanhar meu canal no YouTube, lá também tem muito assunto interessante, assim como aqui no blog.

Comete e compartilhe com as amigas! Nos vemos no próximo post!

 


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um Comentário

Sou escritora, com publicações na Europa, Colunista, Life Coach e Consultora de Relacionamento, Sexualidade, Carreira, Palestrante para empresas, universo feminino e casais. Sou ainda orientadora Sexual formada pelo Cesex – filiado a WAS (World Association Sexology), tenho Formação Internacional em Análise Bioenergética (in training).